FAQs (PERGUNTAS FREQUENTES)
FAQs (PERGUNTAS FREQUENTES)
O Encarregado de Educação não pode deslocar-se à escola para assinar o Auto de Entrega. O que fazer?
Pode delegar numa terceira pessoa (maior de idade), desde que este se faça acompanhar por uma declaração de delegação de poderes para esse efeito, assinada e datada pelo Encarregado de Educação (essa declaração deve ser arquivada pelo AE/EnA).
Terminou o tempo do contrato e o aluno/EE recusa entregar o equipamento. O que fazer?
Caso, no final desse prazo, o EE e/ou aluno não tenham procedido à entrega, o AE/EnA e/ou a SGEC (na qualidade de proprietária) podem e devem acionar os mecanismos legais previstos.
É possível carregar dados adicionais?
Sim, é possível. Os carregamentos adicionais são da total responsabilidade do Encarregado de Educação ou Aluno maior de idade, que assume a despesa.
O utilizador deve poder proceder à aquisição de tráfego adicional de utilização livre, em múltiplos de 2GB, pelo preço unitário de €5,00 (cinco euros), com IVA incluído, através de Multibanco, Home banking ou MB Way.
Existe diferenciação entre dados em contexto educativo e dados de utilização livre?
Não. É disponibilizado aos alunos e docentes um pacote com:
1. 12Gb de dados
2. um débito igual ou superior a 2 Mbps
3. Capacidade de utilização das redes 2G, 3G e 4G;
4. Está vedada a possibilidade de realização de comunicações de voz;
5. Está vedada a realização de comunicações em roaming fora da UE.
Uma vez esgotado o plafond referido em 1. será aplicada pelos Prestadores de Serviços de Acesso à Internet (PSAI) uma limitação do débito, respeitando o limite mínimo de 2 Mbps.
Os beneficiários finais deverão adotar uma utilização responsável e para os fins educativos a que se destinam estes equipamentos e conetividade, incluindo todos os aspetos de instalação e configuração de aplicações e dos dispositivos, bem como visualização de conteúdos para utilização em contexto educativo.
Recomenda-se, nomeadamente, que não sejam acedidos sites maliciosos, inadequados para menores de idade, jogos "de azar" online (exemplo: de apostas a dinheiro), ou outros websites de origem duvidosa, desconhecida, ou que possam apresentar elevada probabilidade de vírus, malware e ransomware, entre outros. Alguns destes sites podem ser acedidos via spam ou fishing de emails, mais uma vez de origem desconhecida e duvidosa. Recomenda-se a leitura do guia da Direção-Geral da Educação (DGE), disponível no URL: https://www.seguranet.pt.
Posso entregar os computadores sem o kit de conetividade?
Não. Os computadores devem fazer parte integrante de um conjunto de equipamentos que inclui, obrigatoriamente, também a ligação à Internet: hotspot e cartão SIM.
Quais são as especificações técnicas principais dos computadores em distribuição?
Tipo 1 – 1º Ciclo Processador Intel Celeron 4GB de memória RAM 64GB disco SSD
Tipo 2 – 2º e 3º Ciclos Processador Intel i3 4GB de memória RAM 128GB disco SSD
Tipo 3 – Secundário Processador Intel i3 8GB de memória RAM 256GB disco SSD
É possível proceder à troca do kit de conetividade no caso de não existir cobertura da rede do operador associado na casa do aluno?
Sim, se o AE dispõem de equipamentos. Todavia, se já não existirem equipamentos para efetuar a troca, o aluno deverá manter os equipamentos consigo, podendo sempre utilizá-los em locais onde exista cobertura da rede respetiva, por exemplo em hotspots disponíveis em locais públicos, como a junta de freguesia ou mesmo quando se desloque para outros locais habituais de estudo, como a casa dos avós ou outros familiares.
Não é possível devolver só 1 dos equipamentos, devendo manter o kit integral consigo.
Os computadores distribuídos têm alguma ferramenta de colaboração ou de produtividade disponível como o Office?
Os equipamentos entregues nesta fase não têm licenças de Office ou qualquer outro software colaborativo ou de produtividade.
Recomendamos a instalação do LibreOffice ( https://pt.libreoffice.org/ ).
O que preciso de fazer antes de devolver o KIT?
1. Antes da devolução do KIT Escola Digital, deverá eliminar todos os ficheiros, dados que possui no PC, sugerimos que efetue a reposição do sistema e garanta assim que ninguém acede aos seus dados pessoais.
2. Remover palavras-passe de início de sessão;
3. Deverá limpar o computador e colocar o mesmo na caixa, em condições que garantam o seu transporte.
O que tem que devolver?
Tem que devolver ao AE, o KIT completo (computador, transformador; hotspot (caixa, cartão onde tem o n.º de telemóvel, os códigos PIN e PUK e o cabo de carregar do hotspot), mochila; as caixas em que o PC foi entregue e o auscultador) em boas condições.