Informo que alguns computadores estão a ter problemas de bloqueio do CUCo (Central Unit Control) que é um recurso que permite o bloqueio local ou remoto de equipamentos furtados ou perdidos.
No mês de abril, uma nova atualização do Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores da Escola Digital continue a funcionar corretamente.
O fabricante do sistema de segurança CUCo, disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos. O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais com a maior brevidade.
Podem aparecer as seguintes mensagens:
– “Sistema de Bloqueio cuco foi ativado!”
– “Esta unidade está bloqueada!“.
Para interesse de todos, visando garantir que o problema é minimizado deverão os utilizadores proceder conforme as indicações seguintes:
O PC JÁ ESTÁ BLOQUEADO
1.º Aceda ao site suporte.inforlandia.pt, opção Sistema de Segurança CUCO;
2.º Preencha os campos solicitados;
3.º Clique em mostrar Código;
4.º Ligue o PC com o CUCo ativo à internet móvel ou internet de casa;
5.º Insira o código de desbloqueio no PC bloqueado;
6.º Pare os serviços do antivírus;
7.º Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.softi9.pt/20210517101.exe), de forma a evitar futuros bloqueios.
8.º Reinicie o equipamento.
O PC AINDA NÃO ESTÁ BLOQUEADO
1.º Neste caso apenas necessita de efetuar, urgentemente, a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios;
2.º Pare os serviços do antivírus;
3.º Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregue o utilitário;
4.º Execute/instale a atualização;
5.º Reinicie o computador após a atualização.
Se o problema persistir deverá entrar em contacto com o grupo de informática (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), para agendar intervenção.