Verificou-se que podem existir alguns computadores atribuídos a docentes e alunos, no âmbito do Programa Escola Digital, que na rede “minedu”, não conseguem aceder ao INOVAR.

 

Assim para resolver o problema do acesso ao INOVAR, dentro da rede “minedu”, deverá ser desinstalado uma aplicação com o nome de Umbrella Roaming Client e alterado o DNS que vem de fábrica (127.0.0.1).

 

1- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem;

 

 

2- Entre em Aplicações;

 

3- Na janela Aplicações e Funcionalidades que acabou de abrir, procure o programa Umbrella Roaming Cliente;

 

 

5- Clique sobre a aplicação e no botão Desinstalar;

 

 

 

6- Clique em OK;

 

 

Em algumas situações a remoção do DNS é efetuada automaticamente quando desinstalamos o programa. Mas é necessário verificar se de facto isso acontece, caso contrário teremos que efetuar a sua alteração.

 

7- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem.

 

 

8- Clique em Rede e Internet;

 

 

9- Se não conseguir visualizar de imediato, “desça” a página até encontrar Definições avançadas de rede;

10- Clique em Alterar opções de adaptador;

 

11- Na placa de rede “WI-FI”, clique com o botão direito do rato;

12- Clique em Propriedades;

 

13- Na janela que abrir, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades;

14- Habilite a opção obter o endereço dos servidores DNS automaticamente, em vez de utilizar os seguintes endereços de servidor DNS (…) e de seguida clique em OK.

 

15- Clique em Fechar;

 

16- Feche todas as janelas;

17- Abra o navegador e aceda ao INOVAR ( https://inovar.agrupspc.pt/alunos/Inicial.wgx ).

18- Caso não consiga ainda aceder ao INOVAR, reinicie o PC.

 

Se o problema persistir deverá entrar em contacto com o grupo de informática (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), para agendar intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

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