Verificou-se que podem existir alguns computadores atribuídos a docentes e alunos, no âmbito do Programa Escola Digital, que na rede “minedu”, não conseguem aceder ao INOVAR.
Assim para resolver o problema do acesso ao INOVAR, dentro da rede “minedu”, deverá ser desinstalado uma aplicação com o nome de Umbrella Roaming Client e alterado o DNS que vem de fábrica (127.0.0.1).
1- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem;
2- Entre em Aplicações;
3- Na janela Aplicações e Funcionalidades que acabou de abrir, procure o programa Umbrella Roaming Cliente;
4- Clique sobre a aplicação e no botão Desinstalar;
5- Clique em OK;
Em algumas situações a remoção do DNS é efetuada automaticamente quando desinstalamos o programa. Mas é necessário verificar se de facto isso acontece, caso contrário teremos que efetuar a sua alteração.
6- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem.
7- Clique em Rede e Internet;
8- Se não conseguir visualizar de imediato, “desça” a página até encontrar Definições avançadas de rede;
9- Clique em Alterar opções de adaptador;
10- Na placa de rede “WI-FI”, clique com o botão direito do rato;
11- Clique em Propriedades;
12- Na janela que abrir, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades;
13- Habilite a opção obter o endereço dos servidores DNS automaticamente, em vez de utilizar os seguintes endereços de servidor DNS (…) e de seguida clique em OK.
14- Clique em Fechar;
15- Feche todas as janelas;
16- Abra o navegador e aceda ao INOVAR ( https://inovar.agrupspc.pt/alunos/Inicial.wgx ).
17- Caso não consiga ainda aceder ao INOVAR, reinicie o PC.
Se o problema persistir deverá entrar em contacto com o grupo de informática (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), para agendar intervenção.