Visualize o vídeo e execute, passo a passo, todos os procedimentos efetuados.

 

 

 

Informo que alguns computadores, independentemente da marca, apresentam a mensagem de erro Este utilitário não foi desenvolvido para este equipamento ao efetuar a atualização do sistema de segurança CUCO.

 

Para ultrapassar esta situação, sugere-se o seguinte procedimento:

  1. Caso apareça o erro acima indicado, não volte a tentar efetuar a atualização do CUCO;
  2. Atualize o Windows 10 até ao final (procurando as atualizações, reiniciando e procurando até o Windows 10, informar que não tem atualizações pendentes). Por exemplo a última atualização a 01/02/2022 é a W10H2.

 

No caso do problema persistir, contacte a assistência técnica do agrupamento através do centro de ajuda.

 

Informo que alguns computadores estão a ter problemas de bloqueio do CUCo (Central Unit Control) que é um recurso que permite o bloqueio local ou remoto de equipamentos furtados ou perdidos

No mês de abril, uma nova atualização do Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores da Escola Digital continue a funcionar corretamente.

O fabricante do sistema de segurança CUCo, disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos. O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais com a maior brevidade.

 

Podem aparecer as seguintes mensagens:

– “Sistema de Bloqueio cuco foi ativado!”

– “Esta unidade está bloqueada!“.

 

 

Para interesse de todos, visando garantir que o problema é minimizado deverão os utilizadores proceder conforme as indicações seguintes:

 

O PC JÁ ESTÁ BLOQUEADO

1.º Aceda ao site suporte.inforlandia.pt, opção Sistema de Segurança CUCO;

2.º Preencha os campos solicitados;

3.º Clique em mostrar Código;

4.º Ligue o PC com o CUCo ativo à internet móvel ou internet de casa;

5.º Insira o código de desbloqueio no PC bloqueado;

6.º Pare os serviços do antivírus;

7.º Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.softi9.pt/20210517101.exe), de forma a evitar futuros bloqueios.

8.º Reinicie o equipamento.

 

O PC AINDA NÃO ESTÁ BLOQUEADO

1.º Neste caso apenas necessita de efetuar, urgentemente, a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios;

2.º Pare os serviços do antivírus;

3.º Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregue o utilitário;

4.º Execute/instale a atualização;

5.º Reinicie o computador após a atualização.

 

Se o problema persistir deverá entrar em contacto com o grupo de informática (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), para agendar intervenção.

Verificou-se que podem existir alguns computadores atribuídos a docentes e alunos, no âmbito do Programa Escola Digital, que na rede “minedu”, não conseguem aceder ao INOVAR.

 

Assim para resolver o problema do acesso ao INOVAR, dentro da rede “minedu”, deverá ser desinstalado uma aplicação com o nome de Umbrella Roaming Client e alterado o DNS que vem de fábrica (127.0.0.1).

 

1- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem;

 

 

2- Entre em Aplicações;

 

3- Na janela Aplicações e Funcionalidades que acabou de abrir, procure o programa Umbrella Roaming Cliente;

 

 

4- Clique sobre a aplicação e no botão Desinstalar;

 

 

 

5- Clique em OK;

 

 

Em algumas situações a remoção do DNS é efetuada automaticamente quando desinstalamos o programa. Mas é necessário verificar se de facto isso acontece, caso contrário teremos que efetuar a sua alteração.

 

6- Abra o menu iniciar e clique em Definições, representado pelo símbolo de engrenagem.

 

 

7- Clique em Rede e Internet;

 

 

8- Se não conseguir visualizar de imediato, “desça” a página até encontrar Definições avançadas de rede;

9- Clique em Alterar opções de adaptador;

 

10- Na placa de rede “WI-FI”, clique com o botão direito do rato;

11- Clique em Propriedades;

 

12- Na janela que abrir, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades;

13- Habilite a opção obter o endereço dos servidores DNS automaticamente, em vez de utilizar os seguintes endereços de servidor DNS (…) e de seguida clique em OK.

 

14- Clique em Fechar;

 

15- Feche todas as janelas;

16- Abra o navegador e aceda ao INOVAR ( https://inovar.agrupspc.pt/alunos/Inicial.wgx ).

17- Caso não consiga ainda aceder ao INOVAR, reinicie o PC.

 

Se o problema persistir deverá entrar em contacto com o grupo de informática (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), para agendar intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

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